• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Anuncie
  • Resenhas Novas

    Espere agora pelo ano passado – Philip K Dick

    * exemplar cedido pela editora


    Eu não sei se vocês têm uma “zona de conforto literária”, mas eu tenho. Os romances românticos sempre foram os donos da minha estante, e eu confesso que andava um pouco saturada. Por isso que em 2018 eu quis mudar um pouco essa realidade.

    Li poucas ficções científicas, e confesso que não foram experiências proveitosas. Porém, imaginei que isso tinha a ver com questões matemáticas: descobri que eu não gostava desse tipo específico de ficção científica.


    Resolvi que queria me desafiar, e qual autor melhor para isso do que K Dick. Comecei a ler outro livro dele há um tempo atrás e já sabia que os livros dele eram bem futuristas, e não focados em explicar a matemática por trás das coisas.

    Me joguei na leitura de “Espere agora pelo ano passado” sem saber o que esperar.

    O início da história parece algo comum. O autor apresenta os personagens e seus dramas familiares, o que me fez imaginar que seria um livro tranquilo de ler.
    Eu meio que me enganei.


    O enredo que K Dick cria envolve guerras intergalácticas, a Terra sendo governada pelo secretário-geral da ONU e criaturas extraterrestres. Mas também envolve dramas familiares, drogas e curas.
    Aí vocês imaginam como é que o autor consegue misturar tudo isso de uma maneira que o enredo fique fechadinho, sem pontas soltas.

    E aí é que está a genialidade do PKD: quem disse que um enredo precisa ser minuciosamente explicado, e realmente terminar quando a última palavra é escrita?

    Estava muito acostumada com enredos que faziam total sentido, que não deixavam nenhuma margem para imaginar coisas. E então O dr. Eric Sweetscent entrou na minha vida e me fez questionar informações a cada virada de página.

    O dr. Eric Sweetscent está em apuros. Seu planeta está enredado em uma guerra intergaláctica; sua esposa é letalmente viciada em uma poderosa droga com efeitos colaterais estranhos; e seu novo paciente não é apenas o homem mais importante da Terra, como talvez o mais doente.

    “Espere Agora Pelo Ano Passado” não é um livro com uma história previsível, ou que pode ser facilmente resumida. PKD costura o drama dos personagens com viagens pelo passado, presente e futuro, que acontecem em um contexto político cheio de elementos futuristas. E mesmo tendo um enredo tão denso, as 292 páginas passam tão rápido que parecem os táxi-voadores que aparecem no livro.

    Em meio a uma crise interplanetária, onde nada é exatamente o que parece, Eric se torna o médico pessoal do secretário-geral Gino Molinari, que transformou suas misteriosas doenças em um instrumento político — e Eric já não sabe se seu trabalho é curá-lo ou apenas mantê-lo vivo. 
    E eu confesso para vocês que é bem provável que eu tenha saído dessa leitura com mais dúvidas do que certezas, e que não tenha entendido completamente tudo o que li. Mas digo que me senti desafiada, que minha mente funcionou a mil por hora para tentar acompanhar a velocidade dos fatos, que eu engrenei na leitura do início ao fim.

    Navegando entre o impossível e o inevitável, Philip K. Dick nos apresenta um futuro onde a realidade é uma superfície terrivelmente tênue, multifacetada — e faz com que o leitor repense tudo o que sabe sobre o tempo.

    A edição da Suma está maravilhosa, quem resiste a uma capa dura né? O projeto gráfico é simples, mas combina completamente com a atmosfera e temática do livro. 


    Classificação:




    Se você está buscando uma leitura que vai te fazer sair do chão e embarcar na nave da criatividade, “Espere Agora Pelo Ano Passado” é a leitura ideal. Agora, se você já é fã do PDK, é bem provável que fique mais ainda depois desse livro.

    Comenta aqui se você já leu algo do autor e o que achou da resenha 😊

    Beijocas!