O safado do 105 - Mila Wander
Marcadores:
Editora Planeta,
Mila Wander,
O safado do 105,
Resenha
"É engraçado seguir caminhos opostos e chegar ao exato lugar que você estava evitando o tempo todo."
Raíssa é uma mulher de 28 anos que decide sair da casa dos pais a procura da sua liberdade, da sua independência e acaba se mudando para o 104, vizinha de um cara lindo, mas muito, muuuuito safado.
Logo nas primeiras páginas percebemos como Calvin é um cara safado: Raíssa o conhece andando de cueca Calvin Klein (sim, o nome não é apenas uma coincidência) pelo quintal se despedindo de duas mulheres com as quais - obviamente - passou a noite. Além disso, assim que as mulheres vão embora ele começa a jogar seu charme nela que o apelida de Calvin justamente pela cueca que ele usa.
Ao longo do livro vamos acompanhando como os dois vão se conhecendo e formam, primeiramente, uma amizade muito bonita. Raíssa, uma mulher muito madura, reconhece no Calvin um menino perdido, que precisa de ajuda - dela - pra crescer e amadurecer. Ele é um homem que mesmo com essa fachada de safado é muito sensível por dentro, um homem que sofreu muito e que esse sofrimento deixou suas marcas mais que profundas. E logo os dois constroem um companheirismo único, aquele tipo de amizade que tem seus momentos leves, mas também é repleto dos de extrema intensidade.
A história passa por diversos momentos, uns de bom humor que me arrancaram gargalhadas, outras de tanta intensidade que me deixou quase sem respirar, outras de agonia, outras de muito amor e reflexão, e claro, alguns momentos bem quentes, se é que me entendem. Mila Wander tem o dom das palavras, consegue transmitir muita emoção em alguns parágrafos, e por mais que Calvin seja ás vezes até difícil de compreender, a gente se sente conectado com ele, querendo abraçar e não largar mais.
O mais prazeroso do livro é acompanhar o crescimento dos personagens - sim dos dois, pois por mais que Raíssa seja muito madura, ela ainda aprendeu muito com Calvin. O modo como juntos amadurecem e se transformam é uma coisa notável. Outra coisa que me encanta são as frases de Clarise Lispector que a autora usa no livro e que parecem dizer tudo e nada ao mesmo tempo sobre os protagonistas. Chega ser um livro quase poético na sua simplicidade.
Esse é daqueles livros pra mostrar pro mundo que não é só porque é um livro do gênero erótico que não pode ter conteúdo. Pelo contrário, Mila sabe muito bem explorar ao máximo seus personagens, construí-los de uma maneira tão profunda, que parece real, eu quase acho que vou encontrar um Calvin por aí (na verdade torço pra isso, hahaha).
Logo nas primeiras páginas percebemos como Calvin é um cara safado: Raíssa o conhece andando de cueca Calvin Klein (sim, o nome não é apenas uma coincidência) pelo quintal se despedindo de duas mulheres com as quais - obviamente - passou a noite. Além disso, assim que as mulheres vão embora ele começa a jogar seu charme nela que o apelida de Calvin justamente pela cueca que ele usa.
Ao longo do livro vamos acompanhando como os dois vão se conhecendo e formam, primeiramente, uma amizade muito bonita. Raíssa, uma mulher muito madura, reconhece no Calvin um menino perdido, que precisa de ajuda - dela - pra crescer e amadurecer. Ele é um homem que mesmo com essa fachada de safado é muito sensível por dentro, um homem que sofreu muito e que esse sofrimento deixou suas marcas mais que profundas. E logo os dois constroem um companheirismo único, aquele tipo de amizade que tem seus momentos leves, mas também é repleto dos de extrema intensidade.
A história passa por diversos momentos, uns de bom humor que me arrancaram gargalhadas, outras de tanta intensidade que me deixou quase sem respirar, outras de agonia, outras de muito amor e reflexão, e claro, alguns momentos bem quentes, se é que me entendem. Mila Wander tem o dom das palavras, consegue transmitir muita emoção em alguns parágrafos, e por mais que Calvin seja ás vezes até difícil de compreender, a gente se sente conectado com ele, querendo abraçar e não largar mais.
O mais prazeroso do livro é acompanhar o crescimento dos personagens - sim dos dois, pois por mais que Raíssa seja muito madura, ela ainda aprendeu muito com Calvin. O modo como juntos amadurecem e se transformam é uma coisa notável. Outra coisa que me encanta são as frases de Clarise Lispector que a autora usa no livro e que parecem dizer tudo e nada ao mesmo tempo sobre os protagonistas. Chega ser um livro quase poético na sua simplicidade.
Esse é daqueles livros pra mostrar pro mundo que não é só porque é um livro do gênero erótico que não pode ter conteúdo. Pelo contrário, Mila sabe muito bem explorar ao máximo seus personagens, construí-los de uma maneira tão profunda, que parece real, eu quase acho que vou encontrar um Calvin por aí (na verdade torço pra isso, hahaha).
Todos os conflitos internos - e externos também -, os sentimentos, é tudo muito real, e ao longo da história vamos vendo como esses conflitos alteram os personagens, os fazem refletir e mudar. Acima de tudo, o livro é um grande aprendizado. Por mais que seja erótico, aprendemos muito sobre auto conhecimento, sobre amadurecimento, amor, sobre erros - porque todo mundo erra e tem que aprender com seus erros.
O ponto chave do livro não é a narrativa, embora esta seja extremamente fluida e envolvente, mas sim a construção da história e dos personagens. Ao longo do livro Mila desenvolve a história, vai construindo os fatos de maneira que cada coisa se coloca em seu lugar no final e tem sua parcela de importância pra afetar os personagens e fazê-los amadurecer. Além disso, adorei que Calvin tenha uma personalidade tão única e seja tão imprevisível que eu nunca sei qual será seu próximo passo, ou qual vai ser a reação dele para determinados acontecimentos. Ou seja: fui constantemente surpreendida.
O ponto chave do livro não é a narrativa, embora esta seja extremamente fluida e envolvente, mas sim a construção da história e dos personagens. Ao longo do livro Mila desenvolve a história, vai construindo os fatos de maneira que cada coisa se coloca em seu lugar no final e tem sua parcela de importância pra afetar os personagens e fazê-los amadurecer. Além disso, adorei que Calvin tenha uma personalidade tão única e seja tão imprevisível que eu nunca sei qual será seu próximo passo, ou qual vai ser a reação dele para determinados acontecimentos. Ou seja: fui constantemente surpreendida.
Queria ter o dom das palavras como a Mila tem pra poder dizer o quanto esse livro é maravilhoso e o quão bom foi ter a oportunidade de lê-lo. Só tenho a agradecer a Mila por ter uma mente tão genial a ponto de criar uma obra de arte, porque esse livro é tão bem pensado que só pode ser uma obra de arte! Esse foi com certeza um dos melhores livros do ano, com o melhor enredo, e o melhor desenvolvimento - porque nunca vi um livro ser tão bem construído assim! Não é a toa que fez tanto sucesso no wattpad a ponto de conseguir milhões de leituras (uma minha!) e um contrato com a planeta, que fez um trabalho excelente com o livro, respeitando muito o leitor que acompanha a autora e a obra desde sua estréia. Só tenho elogios a respeito de O safado do 105, e recomendo muitíssimo que todos leiam!
Classificação
Beijos,














