• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Anuncie
  • Resenhas Novas

    Mostrando postagens com marcador Editora Zahar. Mostrar todas as postagens
    Mostrando postagens com marcador Editora Zahar. Mostrar todas as postagens

    Contos de Fadas- Editora Zahar


    Era uma vez uma linda princesinha que adorava ouvir as histórias encantadas contadas por sua mãe. Os famosos contos de fadas que fazem sucesso até hoje como filmes da Disney e despertam a imaginação de vários adultos. Adulttos?! Ops! crianças do mundo todo foram reunidos pela editora Zahar e estão morando juntinhos nessa bela edição.
    Dizem que quanto mais sucesso tem a história mais popular ela se torna e assim passa a ser objeto de repulsa dos que se consideram “estudiosos da verdadeira literatura”.
    Os contos de fadas ainda são considerados uma arte fácil e popular que advêm da oralidade. Ah! e como tudo que vem do povo é bastante criticado, com essas inofensivas histórias não poderia ser diferente. É por isso que hoje não vou resenhar livros da “Moda”! Hoje convido todos a voltar ao mundo das princesas e  a degustar os verdadeiros contos de fadas nesta linda edição de capa dura.
    Os melhores contos de fadas são narrados por Charles Perrault, por Has Christian Andersen e pelos Irmãos Grim. Quem aí não se lembra da estória da Pequena Sereia, da Chapeuzinho vermelho e da Sapatinho de Vidro? Eu ouvi tanto esses contos que pensei que a versão da Disney fosse a original, nunca imaginei que tinham segundas e terceiras intenções no enredo. Isso sem falar que muitos terminam em tragédias que vocês nem tinham ideia quando ouviram na infância.
    O abandono cruel dos pais de João e Maria na floresta, o príncipe da pequena Sereia que não quis casar com ela, a Branca de neve que foi enfeitiçada três vezes antes de comer a maça, da cinderela que fez um bolo e  escondeu o anel que ganhou do príncipe, a pele de asno que teve a infelicidade de despertar desejo em seu pai.
    Os contos de Charles Perrault são premiados com um comentário final sobre a moral da história. A dica para quem quiser mesmo entender é contextualizar o conto e imaginar como era a vida das pessoas naquela época.
    Já os contos de Andersen a maioria das vezes acabam mesmo como os "Disney de fadas", pois ele sempre dá um jeitinho de terminar com “Felizes para toda a eternidade”. Mesmo assim a estrutura do conto é bem diferente da que vimos no cinema.
    Por fim ,os contos dos Irmãos Grimm que adoram uma “tragédia” , me encantaram bastante principalmente com a verdadeira história de Rapunzel.
     O livro é muito bom, bonito e barato. Ah! para completar a edição é de bolso e ilustrada. Quer coisa melhor?!
    Para terminar este post não poderia dar apenas um tchau, por isso me despeço de todos com um verso africano tradicional dos contadores de história.

    Karingana UA Karingana