31
dez
2017
Retrospectiva 2017
Marcadores:
Retrospectiva,
top 5
O ano está acabando e tenho certeza que 2017 foi um ano cheio de conquistas e aprendizados para nós. E claro que eu não poderia terminar o ano sem fazer um post com as melhores leituras! Nesse quesito o ano foi maravilhoso pra mim e pude descobrir inúmeras histórias incríveis, portanto deixarei aqui meu top 5 de indicação pra vocês! Vai que vocês se animam e decidem começar 2018 com alguma desses leituras incríveis?!
Sinopse: Kell é um dos últimos Viajantes — magos com uma habilidade rara e cobiçada de viajar entre universos paralelos conectados por uma cidade mágica. Existe a Londres Cinza, suja e enfadonha, sem magia alguma e com um rei louco — George III. A Londres Vermelha, onde vida e magia são reverenciadas, e onde Kell foi criado ao lado de Rhy Maresh, o boêmio herdeiro de um império próspero. A Londres Branca: um lugar onde se luta para controlar a magia, e onde a magia reage, drenando a cidade até os ossos. E era uma vez... a Londres Negra. Mas ninguém mais fala sobre ela. Oficialmente, Kell é o Viajante Vermelho, embaixador do império Maresh, encarregado das correspondências mensais entre a realeza de cada Londres. Extra-oficialmente, Kell é um contrabandista, atendendo pessoas dispostas a pagar por mínimos vislumbres de um mundo que nunca verão. É um hobby desafiador com consequências perigosas que Kell agora conhecerá de perto. Fugindo para a Londres Cinza, Kell esbarra com Delilah Bard, uma ladra com grandes aspirações. Primeiro ela o assalta, depois o salva de um inimigo mortal e finalmente obriga Kell a levá-la para outro mundo a fim de experimentar uma aventura de verdade. Magia perigosa está à solta e a traição espreita em cada esquina. Para salvar todos os mundos, Kell e Lila primeiro precisam permanecer vivos.
Victoria Schwab foi minha descoberta de autora um tempo atrás e esse fato só se confirma a cada livro que eu leio dela. Um tom mais escuro de magia traz uma fantasia original e brilhantemente desenvolvida. Os personagens são incríveis, o universo criado simplesmente perfeito (são 4 Londres diferentes, em diferentes planos!) e a narrativa é envolvente. Vale muito a pena a leitura!
2. Mistborn
Essa sim foi uma leitura de cair o queixo! Daquelas fantasias bem boladas, com temas reflexivos em suas entrelinhas. Um universo diferente, com personagens incríveis, uma trama muitíssimo bem trabalhada e que nos deixa sem fôlego a cada página, a cada nova reviravolta. Mistborn é daqueles livros pra surpreender o leitor e mantê-lo cheio de adrenalina ao longo da leitura.Sinopse: O que acontece se o herói da profecia falhar? Descubra em Mistborn! Certa vez, um herói apareceu para salvar o mundo. Um jovem com uma herança misteriosa, que desafiou corajosamente a escuridão que sufocava a Terra. Ele falhou. Desde então, há mil anos, o mundo é um deserto de cinzas e brumas, governado por um imperador imortal conhecido como Senhor Soberano. Todas as revoltas contra ele falharam miseravelmente. Nessa sociedade onde as pessoas são divididas em nobres e skaa – classe social inferior –, Kelsier, um ladrão bastardo, se torna a única pessoa a sobreviver e escapar da prisão brutal do Senhor Soberano, onde ele descobriu ter os poderes alomânticos de um Nascido da Bruma – uma magia misteriosa e proibida. Agora, Kelsier planeja o seu ataque mais ousado: invadir o centro do palácio para descobrir o segredo do poder do Senhor Soberano e destruí-lo. Para ter sucesso, Kel vai depender também da determinação de uma heroína improvável, uma menina de rua que precisa aprender a confiar em novos amigos e dominar seus poderes.
3.Os 27 crushes de Molly
Sinopse: Molly já viveu muitas paixões, mas só dentro de sua cabeça. E foi assim que, aos dezessete anos, a menina acumulou vinte e seis crushes. Embora sua irmã gêmea, Cassie, viva dizendo que ela precisa ser mais corajosa, Molly não consegue suportar a possibilidade de levar um fora. Então age com muito cuidado. Como ela diz, garotas gordas sempre têm que ser cautelosas.Tudo muda quando Cassie começa a namorar Mina, e Molly pela primeira vez tem que lidar com uma solidão implacável e sentimentos muito conflitantes. Por sorte, um dos melhores amigos de Mina é um garoto hipster, fofo e lindo, o vigésimo sétimo crush perfeito e talvez até um futuro namorado. Se Molly finalmente se arriscar e se envolver com ele, pode dar seu primeiro beijo e ainda se reaproximar da irmã.
Só tem um problema, que atende pelo nome de Reid Wertheim, o garoto com quem Molly trabalha. Ele é meio esquisito. Ele gosta de Tolkien. Ele vai a feiras medievais. Ele usa tênis brancos ridículos. Molly jamais, em hipótese alguma, se apaixonaria por ele. Certo?
Em Os 27 Crushes de Molly, a perspicácia, a delicadeza e o senso de humor de Becky Albertalli nos conquistam mais uma vez, em uma história sobre amizade, amadurecimento e, claro, aquele friozinho na barriga que só um crush pode provocar.
Um dos melhores YAs que já tive a oportunidade de ler! Meu amor por essa autora só cresce.. Ela sabe falar sobre diversidade como ninguém, sabe fazer o leitor se sentir incluído, se sentir parte das suas histórias, se vendo nos personagens. Impossível não se identificar com alguns dos conflitos internos da protagonista mostrados aqui. A narrativa é envolvente e rápida (pra ler em uma sentada!), a personagem é cativante e a história é mega fofa!
4. O labirinto dos espíritos
Sinopse: Madrid, anos 1950. Alicia Gris é uma alma nascida das sombras da guerra,que lhe tirou os pais e lhe deu em troca uma vida de dor crônica. Investigadora talentosa, é a ela que a polícia recorre quando o ilustre ministro Mauricio Valls desaparece; um mistério que os meios oficiais falharam em solucionar. Em Barcelona, Daniel Sempere não consegue escapar dos enigmas envolvendo a morte de sua mãe, Isabella. O desejo de vingança se torna uma sombra que o espreita dia e noite, enquanto mergulha em investigações inúteis sobre seu maior suspeito — o agora desaparecido ministro Valls. Os fios dessa trama aos poucos unem os destinos de Daniel e Alicia, conduzindo-os de volta ao passado, às celas frias da prisão de Montjuic, onde um escritor atormentado escreveu sobre sua vida e seus fantasmas; aos últimos dias de vida de Isabella, com seus arrependimentos e confissões; e as intrigas ainda mais perigosas, envolvendo figuras capazes de tudo para manter antigos esqueletos enterrados.
Esse aqui nem posso dizer muito, pois é o desfecho de uma série que foi imensamente aguardado por mim. Amo o autor, a descrição incrível que faz da Barcelona pós guerra, amo os personagens icônicos e o modo como entrelaça suas histórias. Esse é a peça final do quebra cabeça maior, onde conseguimos ligar todos os pontos e fazer conexões inimagináveis. Aqui somos apresentados a um mistério instigante, a uma nova personagem interessante e ainda podemos rever alguns dos nossos favoritos de livros anteriores. Não poderia ter sido um livro melhor!
5. À espera de um milagre
Sinopse: Uma trama de mistério e terror, ambientada nos anos 30, em plena Depressão americana, num cenário de desespero e sufoco: a Penitenciária de Cold Mountain. Stephen King foi buscar no lado mais sombrio de sua imaginação a história assombrosa de John Coffey, condenado à morte, e seu encontro fatal com o carcereiro Paul Edgecombe. Nas telas, o diretor Frank Darabont recria a história magistral de King, com Tom Hanks interpretando o guarda Edgecombe.
Outra descoberta minha desse ano: Stephen King. Nunca tinha lido nada do autor (sou cagona pra livros de terror), mas descobri que gosto bastante da escrita dele! O homem sabe como envolver seu leitor e À espera de um milagre é uma história incrível, com um mistério que nos envolve, personagens que nos cativam e uma trama bem desenvolvida e amarrada. Amei esse livro e fiquei curiosa por outros livros do mestre King!
E aí, o que acharam do meu top 5? Já conheciam algum desses livros? Ficaram interessados em ler outros? Contém aí nos comentários e não deixem de dizer quais foram as melhores leituras de vocês!