• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Anuncie
  • Resenhas Novas

    14
    jun
    2018

    Mais forte que o sol


    Mais forte que o sol é o segundo volume da duologia Irmãs Lyndon, escrito por Julia Quinn e lançado pela editora Arqueiro. Foi lançado no Brasil apenas este ano, mas na verdade o livro é um dos primeiros escritos pela autora (1997) e, me atrevo a dizer, um dos melhores dela. De fato, a história entrou pras minhas favoritas.

    Eleanor Lyndon é a irmã de Victoria (que conhecemos no livro anterior), e já se considera solteirona por ter mais de 20 anos e não ter se casado. O fato é que ela não se importa com isso, coisa que é evidenciada por seus modos atrevidos e sua completa falta de esforço em parecer submissa e agradar a um possível pretendente.
    Charles é um libertino convicto que, não fosse pelo testamento deixado por seu pai exigindo seu casamento antes dos 30 anos como condição para receber a herança, jamais teria cogitado mudar de status. 
      
    Os dois cruzam seus caminhos quando Charles, completamente embriagado, cai de uma árvore em cima de Eleanor, que decide ajudá-lo. Charles fica completamente encantado com o jeito autêntico e divertido de Eleanor, que conversa sem papas na língua ou medo de dizer o que pensa – fica tão encantado que decide pedi-la em casamento. 
      
    Eleanor sabe da reputação de Charles e jamais aceitaria um pedido de casamento dele – até porque eles acabaram de se conhecer. Porém, é só retornar pra casa e lembrar-se da vida que a espera com sua madrasta que ela muda de ideia.

    O casamento dos dois é rápido e, inteligente como é, Eleanor não deixa de negociar cada detalhe dele até ter certeza de que terá tudo sob controle – como sua própria conta no banco, com o dinheiro que investiu, sua liberdade e até mesmo a noite de núpcias. A única coisa que ela não contava é com a vontade de ceder a atração que sente pelo conde.

    Não é a história o que mais me encanta nesse livro, mas os personagens e o modo como o relacionamento deles é desenvolvido. Fiquei simplesmente apaixonada por Charles e Eleanor, acho que se tornaram o meu casal favorito de todos os tempos, e isso simplesmente pelo modo cheio de humor e carinho com que se tratam, mesmo antes de perceberem que se amam.

    Como toda história contada por Julia Quinn, essa também é permeada de bom humor, mas mais do que isso, temos uma personagem tão autêntica, com umas tiradas tão únicas, que é impossível não gargalhar o menos uma vez durante a leitura. O que me ganha é justamente isso: o romance divertido que surge entre o protagonista. São tantos contratempos que acontecem com os dois, tantos desastres cômicos que não temos como ficar imunes ao divertimento que esse livro traz.

    Devo dar um destaque também aos personagens secundários que foram tão convincentes e tão cativantes como os protagonistas. Judith, de apenas 6 anos é uma graça de menina, e Claire, sua irmã mais velha, mesmo com todos seus planos travessos consegue nos conquistar.

    Outra coisa que amei no romance do casal é que tudo segue um fluxo muito natural e realista (na medida do possível). O relacionamento do casal não tem nenhum drama cósmico, são apenas duas pessoas que se casaram com objetivos definidos, mas que por gostarem e se identificarem tanto com a personalidade um do outro foram se aproximando cada vez mais até se apaixonarem de verdade.

    Aliás, por mais cafajeste que Charles diz ser, ele nunca pareceu isso. O homem é um charme só e cada vez que se preocupa com Eleanor e a protege nos faz suspirar de amores. Desde as primeiras páginas me apaixonei por ele!

    De um modo geral, Mais forte que o sol é um romance daqueles pra quem está precisando suspirar por uma linda história de amor, assim como pra quem (como eu) ama um livro divertido, que deixa a gente mais leve ao finalizar a leitura de tanto que riu e se encantou com os personagens.

    Com uma narrativa envolvente, uma história bem estruturada, personagens autênticos e divertidos, Julia Quinn conquistou mais uma vez meu coração.

    Classificação




    Beijos,